segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dúvidas da história!

Hoje fui ao banco, e enquanto esperávamos ser atendidos discutiamos o Enem, questões que caíram na prova, pois uma moça fez a mesma, achou boa, fácil, mas disse que havia aquela questão em que pairava a dúvida, apesar dela ter acertado.
Entrei na conversa e disse que sempre tive dúvidas entre quem descobriu o Brasil, se Pedro Álvares Cabral ou Vicente Pinzón.
Num primeiro momento disse que marcaria o último, mas conversando com outros, disseram que deveria marcar Cabral, porque discutiríamos isto caso dissessem que foi o outro, pois nossa história dá uma coisa e se alterada numa questão poderíamos brigar até na justiça.

Bem, ainda tenho dúvidas, mas agora à noite pesquisando, encontrei um site que nos deixa em cima do muro, mas reproduzo aqui.

Outra questão relativa ao descobrimento é a de saber-se quem esteve no Brasil antes de Cabral. É o que se chama questão da prioridade. Está provado que em janeiro de 1500 o espanhol Vicente Pinzón percorreu a costa norte do Brasil, descobriu a foz do Amazonas, que chamou Mar Dulce, e chegou à do Oiapoque, rio que durante muito tempo teve o nome de Vicente Pinzón. Pouco depois, outro espanhol, Diogo de Lepe, percorreu o mesmo caminho de Pinzón.

Continue lendo aqui.

Quem souber tire esta minha dúvida comentando aqui, mas como disse o cidadão, numa futura prova, teríamos mesmo que marcar Pedro Álvares Cabral.

2 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá, Mauro,meu amigo
Olha só que dúvida cruel...
Porque não elucidam logo a verdade pra nós e pronto (oficialmente falando,claro)???
Falo hoje de outra verdade... a do virtual... passa lá... Fui ver e vi...
Um grande abraço fraterno e paz pra vc.

Janeisa Tomás disse...

Mauro, agora não tem jeito, Cabral se fez a cama ou não não se sabe, mas deitou nela e fez a fama.
Bjs

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!