sexta-feira, 2 de abril de 2010

Paixão de Cristo


Paixão é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos - físicos, espirituais e mentais - de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução através da crucificação. Este evento, a crucificação (crucifixão) de Jesus, é um evento central às crenças cristãs.

As origens etimológicas da palavra estão no verbo grego paschō, "sofrer", encontrado em passagens como Mateus 17:12 (e passagens paralelas em Marcos e Lucas), e Atos 1:3. O termo latino passio é usado para se referir ao sofrimento mortal de Cristo da Vulgata. O termo volta a aparecer no século II em textos cristãos para descrever precisamente as dores e o sofrimento de Jesus neste contexto. O termo "paixão", que se originou do latim passio, acabou evoluindo para indicar outro significado, mais abrangente.

O termo Agonia de Jesus é usado de maneira mais específica, para se referir à Agonia no Jardim, a ação (grego: agon) de Jesus de orar, antes de ser preso, no Jardim de Getsêmani; de maneira semelhante a "paixão", a palavra "agonia" acabou por evoluir e indicar um determinado estado de espírito.

Os trechos dos quatro Evangelhos que descrevem estes eventos são conhecidos como as "narrativas da Paixão". O Evangelho de Pedro, não-canônico, também é uma narrativa da Paixão.
No calendário litúrgico a Paixão é comemorada na Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Sábado de Páscoa.

Fonte: Wikipedia

Confira também este outro blog.

Outro assunto, futebol!
Sou gremista e quando um jogador não vai bem a torcida tem o direito de vaiar, mas o que não pode é vaiar o atleta, como se fosse comemorado um gol, na hora que ele lesionou-se em campo, afinal está defendendo as cores do Grêmio, clube pelo qual levou cada uma daquelas pessoas, na noite de 01/04/2010, ao Olímpico.
Foi errado o que fizeram com o William, errado demais!
Sobre o episódio, lamentável!
Só não foi pior porque na hora de deixar o campo, o narrador esportivo de uma rádio, pediu para que a torcida aplaudisse o atleta, e foi o que fizeram, mas esta atitude na minha opinião deveria ter partido da própria torcida!

Sobre o jogo, Grêmio 3 X 0 Votoraty
Gols de Jonas, Maylson e Rodrigo.

2 comentários:

Karol ---de BH--- disse...

É curioso o termo paixão não é mesmo. Minha mãe custuma dizer que uma pessoa está apaixonada ganha está muito triste ou algo assim.

Gremista Fanático disse...

Não sabia desse significado mais abrangente da palavra Paixão, sobre a atitude de alguns torcedores com relação ao William realmente lamentavel, acho que não é por ai a coisa, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!