quinta-feira, 31 de maio de 2012

Reformas da Igreja do Porto

Abaixo a Festa do Padroeiro, de 2010, clicada pelas lentes do nosso fotógrafo Sebastião José.

Foto:
Sebastião José


Estive uma boa parte da tarde de hoje na Igreja do Porto vendo a reforma, pois havia um guindaste lá para colocação das estruturas, e no começo estava munido apenas de celular, mas deu tempo de vir em casa, pegar minha câmera digital Sony H5, e fotografar.
Muitos curiosos fotografavam a igreja, externamente, e o guindaste que interrompera a rua.
Fiz 112 fotos, muitas repetidas, e dá pena de ver a nossa igreja desse jeito, casa de Deus, casa de todos nós.

Casa de Deus, casa de todos nós!!

Estive dentro dela, com autorização, e fiz algumas fotos, outro fotógrafo, também esteve, e deu pena de ver como está a igreja, mas a gente tem que mostrar para que as pessoas possam ver, e ajudar.
Às vezes só assim!

O que me deixa indignado é saber que se fosse para um grupo de pagode, mpb, rock ou uma dupla sertaneja, ou seja lá o espetáculo que fosse, até católico, um padre, por exemplo, destes que lotam estádios, as bilheterias alcançariam a meta desejada, mas para levantar um patrimônio que é nosso, nos 200 anos da Cidade de Pelotas, é uma luta.

Fotos que eu tirei agora à tarde!


Qual a igreja que você, cidadão pelotense, prefere?
Eu prefiro ver a casa cheia, como na foto que abre o post, bonita como ela é, e para isso contribuo com as reformas, faço a minha parte, outros também, e você, faz a sua?


A Igreja do Porto comemora 100 anos em 01/11/2012, um século, e neste ano do centenário passa por reformas para melhor receber seus fiéis, eu, vocês, todos nós, enfim, a comunidade, pois a casa de Deus também é nossa, nós somos a igreja, nós fazemos a igreja, mas no ritmo que a arrecadação de recursos financeiros vai - precisamos de R$ 500.000,00 e ainda não conseguimos R$ 100.000,00 - não teremos a igreja pronta para comemorar o centenário. Uma pena, não é?

Você que quer ajudar, procure a secretaria da igreja que neste período de obras vem atendendo no Salão Paroquial, R. Gomes Carneiro, 1291.

Olhem a foto com a casa cheia, no começo do post, e olhem como ela está hoje, e vamos mudar esta fotografia, juntos, como tem que ser.

Apoie e participe!
Obrigado!

3 comentários:

Bárbara Daisy disse...

Oi Mauro!

Bom, não sou de Pelotas mas patrimônio histórico e cultural deve sim ser conservado.

Eu só não entendi se o guindaste faz parte da reforma ou se estão demolindo a igreja.

Você pareceu triste com o guindaste e feliz com a reforma...ou interpretei muito mal mesmo..x.x

mas sim, ela é linda mesmo. Esses artistas talentosos que ajudaram a "esculpir" certos prédios ainda existentes hoje, me deixam maravilhada.

abraços!

Silvia C. disse...

Acho igreja uma construção bonita principalmente as antigas assim. quantas historias ja se passaram lá....

Boa sorte na reforma

Unknown disse...

1 Século não é brincadeira!
Tem que ter manutenção, reforma mesmo. Se não fica perigoso pra quem está dentro dela.
E o pessoal precisa ajudar a fazer o patrimônio permanecer tbm.
O Problema é que a maioria não entende isso.
Triste.
Tire fotos depois de pronto e poste ^^
Beijos

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!