domingo, 30 de maio de 2010

Espiritualidade


A Espiritualidade é a relação natural do homem com Deus.


O Jovem E A Espiritualidade
(Guto Rocha)

De início, vamos definir o que realmente é espiritualidade no âmbito católico apostólico romano. Espiritualidade (cristã) consiste em ver, julgar, agir segundo o evangelho, seguindo as inspirações do Espírito de Deus que mora em nós, e, deste modo, viver como filhos de Deus, sentindo-O presente em nossa vida por meio de Cristo.

Presumimos então que viver uma espiritualidade é seguir as inspirações do Espírito de Deus. Com efeito, “os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus” (Rm 8,14). Levando-se em conta que a religião é parte integrante de cada pessoa humana, o primeiro estímulo para cultivar esse lado vem da necessidade dessa pessoa de se completar. De buscar um sentido para sua vida.

O jovem, mais do que todos, busca essa afirmação com voracidade e muitos questionamentos. Muitas vezes entrando em conflito consigo mesmo em busca desse equilíbrio, em busca de algo que ilumine seu caminho e o explique o sentido das coisas. Mas como buscar tudo isso em meio a um turbilhão de informações recebidas a cada instante? Informações essas que podem vir corretas ou deturpadas. Isso, porém, esbarra no grande problema de banalização e disseminação controversa do que realmente é essa espiritualidade. Em contrapartida, cresce também a necessidade de conhecer algo verdadeiro. Que tenha um verdadeiro sentido de ser e existir. E nada mais poderoso do que o Espírito Santo de Deus que ilumina e guia os nossos caminhos através de montanhas enormes e rios turbulentos.

Cabe a nós, cristãos da Igreja Católica Apostólica Romana, mostrar e ensinar quem é esse Deus que enviou seu Filho para ser o caminho a verdade e a vida através do Espírito Santo.

Amém.

Fonte: Rafael Regis


Visite também o blog Igreja do Porto que também está com o tema Espiritualidade, em nome desta blogagem coletiva organizada pelo blog Espiritual-Idade.





7 comentários:

SBIE disse...

Parabéns, 3 anos de blog Parabéns,

Viu, estou de volta!!
Espero sempre revê-lo
Obrigado pela força, e tenho certeza que estarei sempre aqui conferindo seu blog e comentando!
Tenho novos projetos que talvez saiem em Junho!

Abraços

SBIE disse...

Bem, eu nem sempre concordo com a espiritualidade que algumas religiões pregam, mas enfim, espero que a espiritualidade nos leve pelo menos a ser ser-humanos melhores.

Rosan disse...

oi.
se vivermos uma espiritualidade plena sem distorções religiosas, seremos sim pessoas melhores....o grande problema são o que pregam muitas religiões, colocando uma crença contra a outra...quando Deus e Jesus são únicos.

beijoka

orvalho do ceu disse...

Oi,
Passo pra lhe desejar um ótimo Domingo e agradecer a sua adesão à Blogagem Coletiva Espiritual. Estou fora de casa e tudo foi lindo no Encontro da família e das ex alunas.
Amanhã comento, com carinho, o seu post tão catequético.
Abraços fraternos

Janeisa Tomás disse...

Acho muito importante que tenham uma espiritualidade e que respeitem as dos outros.
Bjs
Janeisa

Mariana disse...

Fatos como estão são mais comuns q a gente imagina.
pessoas q não sabem q tem direitos, e mts sabendo não consegue usar.
é preciso dar um basta e sempre ficarmos atentos.
Humanidade e respeito todos precisam.

Qt ao fato do meu filho ser colorado, ele é desde q foi fecundado.
Os dindos dele são gremistas e anti-colorados.
Ele sabe q não poderá namorar gremista, pois como deixará ela em casa, e qd nós formos no jogo???
heheh

orvalho do ceu disse...

Olá,
E com muita alegria que vou passando pelo seu post e vendo com que convicção vc reafirma sua fé no autor do tempo...
É, de fato, tempo de assumir nossas convicções religiosas... é tempo de não ter medo... é tempo de ousar mais... é tempo de colocar o rosto sem máscaras... é tempo de respeitar diferenças religiosas também... é tempo de diálogo... é tempo de ser fimre na fé... na esperança e na caridade de uma forma toda especial, meu irmão, como tentamos fazer.
Fique na mais perfeita paz interior e amanhã tem mais dicas para o próximo post.
Vc nos enche de luz!
Abraços e até lá!

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!