sábado, 22 de maio de 2010

O que é notícia?

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos.
É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Primeiro jornal Português
Primeiro jornal Brasileiro
Uma rotativa, máquina que imprime jornais
Google News

Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:

1. Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
2. Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor
3. Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
4. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público

Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa. Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail.

Continue lendo aqui.

Tudo porque eu me cadastrei num site do diHITT, e para quem quiser saber o que significa, eis uma definição do próprio site.


O que é o diHITT?

O dihiTT é um site de notícias bem diferente. As notícias são enviadas pelos próprios usuários. Os mesmos votam nos textos que gostam, determinando qual a notícia vai se destacar mais.
Continue lendo aqui!

Justo eu que odeio noticiário de toda espécie, mas amo internet.
Ainda incerto se permanecerei no programa, ou se apenas ficarei com o meu cadastro, mais um.
O homem que alimenta-se de cadastros virtuais, eu!
Pensando em deletar, pois para mim é algo muito louco, mas nada contra quem entende ou mesmo o programa.


Apaguei, o cadastro do DiHiTT!
Não vou morrer por isto!


Conheci este site pelo blog da querida amiga Vanda.
Visitem então o Planeta da Blogueira.
Então aí estão as dicas deste meu sábado, um site de notícias, e um blog que vale a pena!


Sobre o carro comprado, o único senão, a azeitoninha, é que terei que mexer na rampa, pois o Citroen C4 pega embaixo, e olha que já tivemos muitos carros de muitas marcas, de todos os nacionais e outros, e nenhum deu problema como este, um problema que jamais eu pensei em ter.

Abraços a todos e um ótimo domingo!



4 comentários:

Janeisa Tomás disse...

Oi Mauro, também estou no Dihhit, desde o início, e por incrível que pareça, é a única rede social que participo, sei lá gosto do estilo e das pessoas.
Bjs
Janeisa

Gremista Fanático disse...

Fala Mauro, só sei que noticia ruim chega primeiro e vende mais jornal, rsrs. Tambem estou cansado de futebol, assisto um jogo qualquer escolho um time pra torcer e o que acontece? Esse time perde, aconteceu muito esse fim de semana, então pensei, já sei, vou torcer pro Inter contra o São Paulo, advinha o que aconteceu? O Inter perdeu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Não conhecia esse tal de DiHitt, mas achei interessante, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

A Madrasta Má disse...

Oi Mauro tenho cadastro lá, mas não participo, sei lá não me identifiquei, adoro o facebook! bjinhos da Madrasta!

=Ligia= disse...

Oi, querido!!!
Desculpe o sumiço mas a correira é grande por aqui...
como vc está?
As coisas por aqui andam na mesma... sem muitas novidades...
boa semaninha!
bjks e fique com Deus!

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!