domingo, 28 de março de 2010

O que é blog?


U
m blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts".

A palavra "blog" assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer.
Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento.

O termo "weblog" foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997.
A abreviação "blog", por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999.
Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou "blog" tanto como substantivo quanto verbo ("to blog" ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra "blogger" em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.

A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso.

Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

O universo dos blogueiros (termo usado pelos brasileiros) é conhecido como blogosfera.

No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros.

Conhecidos também como "post", a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog.

Fonte: Wikipedia


Mas quem foi o primeiro blogueiro?

Essa é a pergunta de uma interessante reportagem da Cnet, que sai em busca do primeiro web log. Fácil, não? É só saber quem escreveu o primeiro blog em abril de 1997.

Mas essa não parece ser uma resposta óbvia. "O primeiro blogger é o irascível Dave Winer? O iconoclasta Jorn Barger? Ou o expert em game online do The New York Times Magazine, Justin Hal?”

A resposta da Cnet é que os três, em alguma medida, podem ser considerados os primeiros blogueiros.

Leia mais clicando aqui.



7 comentários:

Gremista Fanático disse...

Quanta informação interessante, desconhecia tudo isso, mas é isso ai, vivendo e aprendendo, valeu.

Ai garoto, é hoje, se Deus quiser completaremos 50 jogos sem derrota no Olimpico, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

SBIE disse...

O "Blog" foi uma das grandes invenções no mundo da internet na déc. de 90, exceto a própria internet.

Hoje em dia, o blog largou o sentido que tinha de ser só diário, e se ampliou para a ideia de expansão do entendimento geral sobre as coisas!

Ótima semanona pra ti... ah a Nelly Furtado, vc perguntou, é uma artista pop que veio para o Brasil

Gabys disse...

Muito interessante o post, nem imaginava que dia 31/08 era o dia do blogueiro.
Além de se tornar um dos meios mais eficientes da atualidade de ser manter informado, o blog é uma ótima forma de conhecer pessoas interessantes, fazer amigos.
Uma ótima semana querido! Abraços

SBIE disse...

Oi, Mauro querido, desejo a vc ótima semana!

Se cuida bastante!

Lidia Ferreira disse...

E muito bom passar aqui e aprender
Adorei o texto sobre blogs , muito bom mesmo
bjs meu querido amigo

Anônimo disse...

Oi mauro, adorei essa nova linha de seu blog, é sempre bacana aprendermos fatos novos.
Bjs
Janeisa

Lidia Ferreira disse...

Meu querido eu errei rsrs era 100 mil visitas
bjs

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!