sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pelotas 200 Anos

PARABÉNS PELOTAS PELOS SEUS 200 ANOS!

07/07/2012



Pelotas é um município brasileiro da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.
A história do município começa em junho de 1758, através da doação que Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. Mais tarde, vieram também os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777.

Em 1780, instala-se em Pelotas o charqueador português José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início do município de Pelotas. Com o sucesso desta indústria, os charqueadores, dispondo de duas estações amenas, construíam palacetes para suas habitações e promoviam a cultura e a educação, no ambiente urbano, exemplificado pela inauguração do Teatro Sete de Abril, em 1831, quatro anos antes de Pelotas ser elevada à condição de cidade.


O nome do município, "Pelotas", teve origem nas embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas.

Leia mais aqui.

Fonte: Wikipedia.


Bandeira de Pelotas


FOTOS


Museu da Baronesa

Pça. Cel. Pedro Osório

Charqueada Sta. Rita

FOTOS

Praia do Laranjal



Parque Nova Cascata (PNC)


Venha para cá e descubra Pelotas!

2 comentários:

Unknown disse...

Mantenha sua cidade limpa de tudo. Turista só leva lixo e atrai problemas.
Beijos!

Silvia C. disse...

Parece ser um lugar lindo!

Eu aqui, http://koisasecoisassite.wordpress.com/ Visite-me!